segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Hora e a Vez dos LGBT’s Por Jota Junior

Nesta terça-feira (10/05/2011) estréia o espetáculo Teatral “Por um Fio” baseado nas obras de Eurípedes (Medéia), Paulo Pontes e Chico Buarque (Gota D’Água). A obra narra o drama de uma mulher que deixou para trás sua família para seguir um novo amor, até ser traída por ele. Só que desta vez a narrativa não se passa na Grécia antiga e muito menos no Rio de Janeiro, nossa história vem “Cutucar a Ferida” na sua essência: A cidade Estrutural, ou melhor, a cidade feita por invasões e condições subumanas.
                É nesse contexto social que a história desse espetáculo intitulado “Por um Fio”, cuja o nome não é a toa, pois essa é a verve das personagens, dessas pessoas que encontram-se abaixo da linha da pobreza.
                Os personagens são diversos, na verdade essa é a grande arma do diretor e ator Jeff Moreira: “O espetáculo trata justamente dessa mistura de gente que veio para Brasília, e na Estrutural não poderia ser diferente”. Dentre esses personagens que são os mais variados  tipos possíveis (o bêbado, a piriguete, a negra, o gago, a mãe de santo, a evangélica, o estrangeiro, etc.) chama-se a atenção para a personagem “Chegada”, que é nada mais, nada menos que a famosa “Bichinha Poc-Poc” (dialeto da comunidade LGBT), o homossexual afeminado que sempre é alvo de muitos preconceitos e que desta vez ganha espaço nessa produção teatral.
                A Chegada não é diferente de nenhum dos personagens da história, pois vive também em condições subumanas, apesar de ser um homossexual afeminado e assumido, ele se iguala aos outros de sua “Cidade” ao fazer parte do núcleo do coro feminino (as vizinhas fofoqueiras da protagonista Valdete). O interessante é que apesar do estigma em cima da personagem, ela torna-se uma das quebras da história, pois suas cenas são hilariantes dentro de um espetáculo trágico.
                No último dia 5 de Maio de 2011, a comunidade LGBT teve sua grande vitória – o reconhecimento da união homoafetiva no Brasil - motivo de tantas lutas dessa comunidade que a cada ano vem conquistando o seu espaço. E mais uma vez em Brasília, teremos a oportunidade de valorizar as peculiaridades e especificidades da “Vida Gay” através da personagem “Chegada”, em cartaz nos palcos brasilienses.

Serviço:

POR UM FIO
Local: Teatro Nacional – Sala Martins Penna

Data: 10, 11 e 12 de maio de 2011.
Horário: 20h.
Ingresso: ENTRADA FRANCA.
Classificação indicativa: 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário